COMO DEVO ORGANIZAR O CORTEJO DO CASAMENTO?

Noiva entrando com seu pai.

ORGANIZAÇÃO DA CERIMÔNIA DE CASAMENTO

Uma das grandes dúvidas que acompanham os noivos durante a preparação da organização do casamento é o momento da cerimônia.

Entre as dúvidas mais comuns fazem parte algumas listadas abaixo com as respostas de acordo com nossa experiência de mais de 15 anos atuando em diversas cerimônias:

1 – Qual a ordem de entrada de noivo, pais e padrinhos na cerimônia?

Resposta – Não há uma ordem definida, todavia a mais tradicional é a seguinte:

1º O noivo com sua mãe; 2º pai do noivo com mãe da noiva; 3º – padrinhos e madrinhas; 4º damas e pajens; 5º Noiva com seu pai; 6º entrada das alianças; 7º assinaturas de documentos da cerimônia; 8º cumprimentos ; 9 º saída do cortejo.                                                                                                                                                   

2 – Qual o lado do noivo e da noiva no local da cerimônia?

Resposta – O noivo sempre deve ficar do lado esquerdo do Celebrante e a noiva do lado oposto, conseqüentemente.

3 – Qual o lado da noiva na entrada do cortejo?

Resposta = A noiva deverá entrar do lado direito de seu par, considerando que entrará carregando o buque do seu lado direito.

4 – Quantas madrinhas e padrinhos devem ter uma cerimônia?

Resposta = Não existe um número determinado, no entanto deve sempre se usar de bom senso, e por isso um número ideal será de no máximo três casais para cada nubente.

5 – Qual a idade das crianças do cortejo?

Resposta = A resposta dessa pergunta deve ter como referência que a criança escolhida, mesmo tendo pouca idade, deverá ter discernimento suficiente para entrar sem nenhum embaraço. Por isso, o ideal é que tenha no mínimo dois anos de idade, caso contrário que tenha a ajuda da sua mãe no momento da entrada.

6 – Quantas músicas devem ter no cortejo?

Resposta – Deve ter o mesmo número de momentos de entrada do cortejo até a saída, e por isso de acordo com a resposta do item 1 , deve ter nove músicas, mais a de retorno dos noivos para o salão, caso ao sair do cortejo se dirijam para a suíte dos noivos ou tirem fotos do lado externo ao local da festa.

7 – Qual o tipo de músicas deve ser tocado na cerimônia?

Resposta – Vai depender do local da cerimônia, se for numa igreja católica ou evangélica ou outro local religioso, deve-se conhecer os procedimentos com o responsável. Caso seja em qualquer outro local, podem ser escolhida livremente, todavia o ideal é que sejam músicas românticas e instrumentais, conforme gosto dos noivos ou que lhes seja especial por algum motivo.

8 – Quem deve entrar com as alianças?

Resposta = O mais comum é que seja uma daminha de honra ou pajem, no entanto existe a possibilidade de ser uma vovó ou até mesmo filhos caso o casal já os tenha.

9 – Qual a ordem de saída do cortejo ao final da cerimônia?

Resposta = Tradicionalmente os noivos serão sempre os últimos a sair, sendo os pais os primeiros e em seguida os padrinhos e madrinhas, damas e pajens e finalmente os noivos.

10 – Qual deve ser o primeiro passo dos noivos após o término da cerimônia? 

Resposta = Podem escolher ir direto para a suíte dos noivos por pelo menos três motivos: Se recomporem, façam um lanche e finalmente para que os convidados se acomodem no salão de festas.

Túlio de Pinho é cerimonialista e Celebrante de casamentos.

About the author: Tulio de Pinho