PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES DE NOIVAS!

Nos mais de 15 anos atuando no mercado de casamentos, foi possível fazer uma seleção das perguntas mais frequentes de noivas para a organização de seu casamento. Por isso resolvemos coloca-las aqui no nosso site para que outras futuras noivas vejam e ganhe conhecimento e tempo ao iniciar a preparação de seus casamentos.

1 - Quais as funções de um cerimonialista?

Resposta = Uma (um) cerimonialista tem como funções principais dar tranquilidade para os noivos antes e durante a festa do casamento, ajudando  a organizar um chek-list, onde serão elencados todos os detalhes tanto da cerimônia quanto da festa.

2 - Qual a diferença entre assessoria e cerimonial?

Resposta = Assessoria é a função do cerimonial ANTES do dia da festa, isto é, ajudar na busca de serviços e fornecedores necessários; acompanhar a noiva sempre que possível nesta busca; fazer visita técnica ao local ou locais da cerimônia e festa para verificar detalhes para o grande dia; dar orientações à noiva sobre  como priorizar atividades até o dia do casamento, entre outros.

Já o cerimonial é o responsável de organizar tudo no dia do casamento. Entre as funções estão: de chegar pelo menos uma hora antes dos convidados no local da cerimônia e festa para verificação de todos os detalhes, tais como local da cerimônia, ensaios com padrinhos e madrinhas e demais componentes, displays de RESERVADO nas mesas, verificar se o DJ, ou músicos, está com as músicas da cerimônia, ver outros detalhes previamente elencados em um cronograma que já deverá ter sido montado com a noiva. Conferir com noivo se todos os componentes do cortejo já estão presentes e se certificar se todos sabem suas funções, orienta-los, entre outras. 

3 - Cerimonialista e Celebrante é a mesma coisa?

Resposta = Essa pergunta é talvez a que revele a maior dúvida das noivas. Então vale o esclarecimento: O celebrante é aquela pessoa encarregada de celebrar a cerimônia do casamento. Pode ser um religioso ou um juiz de paz ou ainda uma pessoa comum escolhida previamente pelos noivos. Enquanto a cerimonialista já foi definida nos itens anteriores.

4 - Qual a quantidade de padrinhos e madrinhas que devo convidar?

Resposta = Essa dúvida é muito comum pois tem parentes e amigos de ambos os nubentes que eles gostariam que participassem desse momento. Entretanto, nem sempre poderá ser dessa forma pois alguns fatores devem servir de base como o espaço da cerimônia não comportar muita gente ou ainda o tempo da cerimônia não ter como ser muito longo e muita gente certamente acarretaria um tempo maior de duração. Portanto o ideal é que cada nubente tenha no máximo três casais de cada lado.

5 - Qual o tipo de música devo escolher para cada momento da cerimônia?

Resposta = O ideal é que todas as músicas sejam instrumentais. Podem ser escolhidas a partir daquelas que marcaram alguns momentos do casal.

 

Túlio de Pinho/Cerimonialista e Celebrante de casamentos

 

 

About the author: Tulio de Pinho