Vou casar e agora?

Agora é hora de ter muita calma. Entretanto, os noivos devem pensar como será a realização do seu Grande dia sem perder o FOCO PRINCIPAL que é a felicidade de construir uma família.

Mas, por onde começar?

Vamos tentar ajudar apresentando a seguir algumas perguntas muito comuns para quem está nessa situação e não tem conhecimento de como fazer:

1 – Qual o primeiro passo?

  • O primeiro passo é definir a data do casamento.

2 – E depois?

A seguir a definição da data do casamento, será preciso definir o quanto poderiam investir na festa e descobrir se podem contar com a ajuda dos pais ou outras pessoas.

3 – Qual o ideal de convidados?

O número de convidados deve ser calculado com uma simulação da lista de parentes e amigos que gostariam de convidar, mas ela pode ser adequada conforme orçamento do item anterior. Nesse caso será preciso fazer uma seleção de convidados, dando preferência para aqueles considerados mais importantes para ambos os noivos.

4 – Depois dessas definições o que deve ser feito?

  • Com estas definições será o momento de se procurar um local para realizar a festa compatível com o número de convidados já definido no item anterior.

5 – Quais os serviços devem ser contratados?

Definida a escolha do local onde será realizada a festa, o ideal é procurar saber quais os serviços são oferecidos e pedir indicações dos demais serviços com o responsável pelo local ou até mesmo com algum casal de noivos que tenha se casado anteriormente.

6 – Quais os serviços necessários?

  • Entre os serviços mais importantes estão, buffet, decoração, DJ, cerimonialista, celebrante de casamentos, cinegrafistas, fotógrafos, músicos, penteado e maquiagem, entre outros.

7 – Qual o tempo ideal para preparação de tudo isto?

O tempo ideal é um ano, se for possível programar com esta antecedência.

8 – O que deve ser contratado logo?

  • Todos os serviços mencionados anteriormente devem ser contratados com esta antecedência uma vez que a maioria dos profissionais trabalham com agendas e a prioridade será de quem chegar primeiro.

9 – Quanto deverá ficar o preço total de uma casamento ?

  • Vai depender de vários fatores entre eles estão: local, número de convidados, quantidade de serviços contratados, mas em média o custo total pode variar de R$10.000,00 a R$50.000,00 em média, podendo variar para mais conforme os fatores mencionados.

10 – Qual o serviço mais importante entre os mencionados?

  • Todos os serviços mencionados são muito importantes, todavia se fosse escolher aquele que irá trazer mais tranquilidade para que tudo saia perfeito, sem nenhuma dúvida está o do cerimonialista se for um profissional experiente e que tenha referências. Esse profissional será de grande importância pois tem conhecimento e experiência de tudo que envolve a organização de um casamento e normalmente tem uma agenda de profissionais de confiança para indicar, tanto de produtos quanto de serviços.

Túlio de Pinho/Cerimonilista e celebrante de casamentos

About the author: Tulio de Pinho