Cerimônia de casamento ecumênica personalizada e com efeito civil no local da festa

  • A cerimônia de casamento ecumênica personalizada e com efeito civil no local da festa, é aquela que os noivos escolhem o roteiro de comum acordo com o Celebrante,  com base em detalhes exclusivos da sua história e estilo de vida. Constará  do roteiro a leitura da habilitação expedida pelo cartório validando a realização da cerimônia, e ainda,  e a fala do Celebrante sem citações religiosas específicas.
  • A sequência de momentos da celebração começará  logo após a entrada da noiva. Além da leitura do conteúdo da habilitação do cartório, o Celebrante iniciará o roteiro da seguinte forma: - foco no significado do que é o casamento, a importância do momento, o aconselhamento aos nubentes, a história dos noivos, a  troca de votos entre eles, a troca de alianças, a benção de suas mães, o ritual das areias coloridas ou outro a ser escolhido pelos noivos, entre alguns outros detalhes combinados previamente.
  • A duração total da cerimônia não deve ultrapassar os 30 minutos, tendo em vista o tempo disponibilizado pelo local da festa para a  sua realização normalmente ficar restrito a uma hora.

Túlio de Pinho/Juiz de Paz Ecles. e Celebrante de casamentos

About the author: Tulio de Pinho