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COMO PREPARAR UM ROTEIRO DE CERIMONIAL DE 15 ANOS

A debutante Marcella Tuyane com cadetes.

Um roteiro de cerimonial de debutantes ou festa de 15 anos deve ter como base um tema.

Exitem vários temas que pode direcionar o roteiro tais como:

  • Paris
  • Festa do Oscar
  • A bela e a fera
  • Baile a fantasua
  • Outros

A partir da definição de um tema, vários outros itens serão também definidos, tais como: Decoração, brindes, bolo, roupas, personagens, etc

POR ONDE COMEÇAR:

  • O primeiro passo para organizar o roteiro, será a definição da quantidade de convidados da festa;
  • Se possível definir o perfil dos convidados, ou seja, quantos homens, mulheres, moças, rapazes, crianças, etc
  • Definição do roteiro base e mais os acessórios.
Foto da debutante Marcella Tuyane na mesa do bolo.

ROTEIRO BASE

  • O roteiro começa com a apresentação de um (a) cerimonialista quando a debutante estiver totalmente pronta para sua entrada;
  • Entrada da debutante;
  • Entrega de uma joia por seu pai ou avô ou padrinho ou outra pessoa a definir;
  • Vídeo retrospectivo com alguns momentos da vida da debutante, preferencialmente com o tempo máximo de 4 a 5 minutos (tempo de uma música)
  • Homenagens da debutante a algumas poucas pessoas que foram muito importantes para sua trajetória de vida;
  • Valsa com o pai, avô, ou padrinho ou outra pessoa;
  • Entrada de um "príncipe" encantado;
  • Coreografia com "príncipe".
  • Parabéns para você na mesa do bolo
Foto da debutante Raiany.

Esse roteiro é bem básico e com pouca criatividade, mas tem a vantagem de ser rápido. Uma duração máxima de 40 minutos.

Um roteiro bem elaborado pode ter outros momentos que devem sempre ter um em "toque de criatividade" com originalidade, porém sem aumentar o tempo de duração em demasia.

SUGESTÕES DE MOMENTOS CRIATIVOS

  • Inserir a debutante entrando cantando ou recitando um poema;
  • Valsa maluca com o pai e alguns outros parentes;
  • Inserir mais de uma "príncipe" caracterizados de personagens;
  • Dança da debutante em coreografia com a "fera" caso a festa tenha a temática da "Bela e a fera";
  • Outros

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O Mestre de cerimônias, deve ser profissional. Ou seja, aquele ou aquela pessoa que apresentará o cerimonial e que saberá o que deve ser feito e faze-lo com competência e qualidade.

Túlio de Pinho é Cerimonialista/Roteirista e Mestre de Cerimônias

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