As muitas funções de um Mestre de Cerimônias

O Mestre de Cerimônias é um  profissional com múltiplas funções. Ele pode ser apresentador de  eventos corporativos tais como: Congressos; Seminários, Premiações, Fóruns, Desfiles de modas; Confraternizações; Formaturas, entre tantos outros.

CIMG5613

 Mestre de Cerimônias – MC, pode ainda atuar como cerimonialista de festas de 15 anos, casamentos, bodas; aniversários em geral. Nas festas de 15 anos, sua participação será muito importante nos anúncios da abertura da festa e ainda na apresentação do cerimonial. Nesse momento, o MC que já possui experiência, poderá também ser o responsável pela elaboração do roteiro e do texto final.

Coreografia da debutante Julia e seu "príncipe encantado" em Duque de Caxias.
Coreografia da debutante Júlia e seu “príncipe encantado” em Duque de Caxias.

Outra função também muito solicitada para os Mestres de Cerimônias é de  Celebrante de casamentos ecumênicos em Casas de festas; Sítios, Praias, Bistrôs, entre outros locais.

Também, os MCs podem ainda atuar como locutor(es/as) apresentador (es/as) de lutas de MMA, e também, como locutor(es/as) noticiaristas em rádios e TV, ou até mesmo, em anúncios publicitários.

Mas, será fundamental que a pessoa que se proponha a ser um Mestre de Cerimônias tenha a responsabilidade de, primeiro, ser um profissional registrado no DRT, do Ministério do Trabalho, e com isso, evidentemente, já ter cumprido uma série de etapas da preparação profissional, inclusive passado por um bom curso reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

Foto do celebração do casamento de Daniel e Daniela 13.8.11

E mais ainda, é muito importante que o profissional ame o que faz. Aliás, essa condição deveria ser com todos os demais profissionais que desejarem ter  sucesso na  profissão escolhida.  É muito compensadora em todos os sentidos, entretanto vale um alerta geral, o preparo para o exercício pleno,   será fundamental, sob pena de ser excluído do mercado.

About the author: Tulio de Pinho