Texto para cerimonial de 15 anos

A elaboração de um texto para o cerimonial de 15 anos começa com a preparação de um  questionário. Nele, o cerimonialista ou a pessoa encarregada de fazer o texto, encontrará subsídios que ajudarão na composição final.

No  questionário devem ter as seguintes perguntas: Nome completo da aniversariante; data de seu nascimento; local onde nasceu, bairro, cidade e estado; nome completo dos pais; idade que começou a engatinhar, falar, foi para a escola; o que mais gosta de fazer na vida; tipo de prato predileto, em que pretende se formar; time de futebol do coração; seu hobby; esporte predileto, e ainda: nomes de pessoas que gostaria de prestar homenagem e porque.

Com base nessas informações, o texto já poderá ser elaborado seguindo as seguintes etapas:

Abertura do cerimonial; resumo da história da aniversariante; sua entrada no salão; uma pequena entrevista com o Mestre de cerimônias; homenagens a algumas pessoas importantes; valsa com o pai, avô e padrinho ou irmão; entrada do príncipe encantado, coreografia e parabéns para você.

 

Coreografia da debutante Julia e seu "príncipe encantado" em Duque de Caxias.
Coreografia da debutante Júlia e seu “príncipe encantado” em Duque de Caxias.

 

Cerimonial de 15 anos na Tropical

Foi uma noite inesquecível para a debutante Maria Eduarda na sua festa de 15 anos, na  Tropical festas e Eventos, em  Irajá, Rio de Janeiro, no dia 17 de fevereiro de 2013.

A Túlio Eventos, com Túlio de Pinho e sua assistente Fernanda Ferreira, foi responsável pela organização do cerimonial que teve muita emoção e beleza e originalidade.

A emoção durante o cerimonial começou forte desde o momento da entrada da aniversariante que foi recebida  por aspirantes a oficiais da Marinha uniformizados em trajes de gala. Ele fizeram um “corredor com teto de aço”, por onde Maria Eduarda passou e foi recebida pelo seu priminho Victor Hugo de 7 anos, que a conduziu até a cadeira. Depois, seguiram-se outros momentos marcantes e emocionantes como a representação de sua  infância com a participação de sua irmãzinha mais nova,  de apenas 2 aninhos.

No momento das homenagens a algumas pessoas que foram importantes na vida da aniversariante,  a emoção aumentou. Foi tudo muito bonito, diferente e objetivo pois o cerimonial terminou em pouco mais de 30 minutos.

 

A debutante Maria Eduarda, com Túlio
A debutante Maria Eduarda, com Túlio

 

 

Bodas de 40 anos de casamento

Foi emocionante e bonita a  celebração  dos 40 anos de casamento (Bodas de Rubi ou Esmeralda) do casal Carlos e Liane,  realizado por Túlio de Pinho, na  Casa de festas Lofty Kingdon, em Piedade, Rio de Janeiro..

O ponto interessante é que tudo foi preparado  de surpresa pelos filhos. Tanto que eles chegaram ao local pensando que estavam indo para um festa de amigos e nem se vestiram de forma especial.

Mesmo assim, a cerimônia foi repleta de emoção. Tudo começou com a chegada deles no local ao som da marcha nupcial e com muitos convidados presentes. O casal ficou sem ação com a surpresa e foram se recuperando aos poucos.

No texto da cerimônia tinha a explicação do significado das bodas de 40 anos, que foi falada pelo Celebrante da seguinte forma:

“Para comemorar 40 anos de casamento, Bodas de Rubi ou Esmeralda,  escolheu-se essas duas pedras preciosas porque o Rubi é uma pedra cor avermelhada e que tem dureza de 9 na escala de Mohs. Entre as gêmeas naturais, somente é ultrapassada pelo Diamante em termos de dureza. Já a Esmeralda, é uma variedade do mineral Berilo e é a pedra mais preciosa desse grupo. Portanto, comemorar 40 anos de união do casal significa que seu casamento é sólido como um Rubi e nobre como uma esmeralda.”

Túlio fazendo a celebração do casal Carlos e Liane na Casa de festas Loft Kingdon
Túlio fazendo a celebração do casal Carlos e Liane na Casa de festas Lofty Kingdon

 

 

Casamento no Espaço Único

A linda casa de festas Espaço Único, localizada na saída 107 da Estrada  Washington Luís, em Duque de Caxias/RJ,  foi o local da festa e cerimônia de casamento do casal Geovane e Cristina, no dia 03 de fevereiro de 2013.

A cerimônia celebrada por Túlio de Pinho, foi realizada na parte da manhã  do domingo, mas  teve presença de muitos convidados. Os destaques da cerimônia ficaram por conta da leitura da linda poesia “Como você me cativa” extraída do Livro ” O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, lida por um dos padrinhos, e ainda no “ritual das areias” com a participação das mães dos noivos. No mais, muita emoção em diversos momentos.

Túlio, à direita, com os noivos Cristina e Geovane
Túlio, à direita, com os noivos Cristina e Geovane

 

Como fazer um cerimonial de 15 anos

O cerimonial de 15 anos é o momento mais esperado da festa de uma debutante. Ele precisará seguir pelo menos 4 regras fundamentais por parte de quem for o responsável pela sua organização:

1 – Nunca ser chato, tem  pelo contrário, que prender a atenção de todos os presentes;

2 – Fugir da mesmice e ser original;

3 – Ser objetivo, começo, meio e fim com no máximo 45 minutos;

4 – Ser apresentado por um Mestre de cerimônias com experiência.

 

ENTREVISTA NO CERIMONIAL DE 15 ANOS
ENTREVISTA NO CERIMONIAL DE 15 ANOS

 

 Uma vez  terem sido feitas essas análises, vem o momento de começar a preparação do roteiro. Isto é, como será a sequência de cada parte do cerimonial.

Exemplo: Abertura + introdução da história +  entrada da aniversariante + vídeo + homenagens + valsas + entrada e coreografia com príncipe e logo depois Parabéns.

Esse  roteiro é bem básico e sem nenhuma originalidade, mas podem ser criados itens que darão outra formatação. Aí entra a criatividade do cerimonialista.